español | english | français

logo

Pesquisa em bases de dados

Base de dados:
BVSAM
Pesquisar:
ANALISE BACTERIOLOGICA []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 1   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 1
BVSAM
selecionar
imprimir
Id:301
Autor:Scarso, Isis S; Valle, Reinaldo V; Lira, Bruna Braga; Teixeira, Elisabeth P; Fonseca, Yara S. K; Arine, Maria de Lourdes B; Silva, Rosana P. da; Dias, Heloisa G; Cândido, Vera Lúcia C; Pacheco, Marina A. S. Reigota; Santos, Eliane A. dos.
Título:Análise físico-química e bacteriológica do leite cru e pasteurizado do Banco de Leite Humano de Sorocaba, SP / Physicochemical analysis and bacteriological of the pasteurized of the Human Milk Bank of Sorocaba, SP
Fonte:Hig. aliment;20(142):85-89, jul. 2006. graf.
Resumo:Banco de Leite Humano (BLH) é o serviço responsável pela promoção e incentivo ao aleitamento materno, que atende às necessidades nutricionais de recém-nascidos prematuros ou de baixo peso. Sua matéria prima é o leite materno, alimento único que possui componentes bioquímicos, celulares e nutricionais ideais para o desenvolvimento destes. Deve fornecer um produto perfeitamente processado e com qualidade garantida antes de sua distribuição. Para controlar o processamento do leite do BLH de Sorocaba, são realizados análises físico-químicas e microbiológicas no Instituto Adolfo Lutz - Laboratório Regional de Sorocaba. Durante o período pesquisado, a acidez foi determinada em 1.858 amostras de leite cru, o valor calórico calculado em 1.457 amostras e a presença de coliformes totais e termotolerantes pesquisada em 3.883 amostras de leite pasteurizado. O resultados obtidos mostraram que o índice de acidez acima de 8 graus Dornic foi responsável por 24,1 por cento das amostras de leite rejeitadas pelo BLH de Sorocaba, enquanto que apenas 2,6 por cento o foram por presença de contaminação bacteriana. A técnica do crematócrito permitiu classificar as amostras de leite em três faixas calóricas. A análise de rejeição das amostras de leite indicou a necessidade de reorientação das doadoras na etapa de coleta do leite humano ordenhado, visto que a alta incidência de amostras com acidez elevada pode ser devida às condições higiênico-sanitárias no momento da ordenha.(AU).
Descritores:Bancos de Leite/org
Leite Humano/microbiol
Aleitamento Materno
Análise Físico-Química
Análise Bacteriológica
Controle de Qualidade
Limites:Recém-Nascido
Localização:BR526.1



página 1 de 1

Base de dados  BVSAM : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3